Manuais

Como cadastrar PIS online de empresa sem certificado digital

Não sei se é de conhecimento de todos, mas através do ICP é possível cadastrar um número de PIS para um empregado que não o tenha, ou até mesmo consultar, caso tenha.

Para isso, primeiramente você precisa ter um certificado digital, seja da empresa, seja da contabilidade. Após isso, basta acessar o ICP CLICANDO AQUI e no menu do canto direito, selecionar a opção "CADASTRO NIS", que redirecionará para uma tela de cadastro, onde será puxado o CNPJ da empresa do certificado digital que foi selecionado para abrir o ICP.


Até aí, sem mistério. Entretanto, em alguns casos, não temos o certificado digital da empresa em que o empregado trabalhará. No início, bastava alterar o CNPJ.
Depois a CAIXA atualizou, bloqueando a edição do campo de CNPJ. Entretanto, descobriram uma gambiarra que bastava alterar o campo do Tipo de vínculo para CEI, por exemplo, e depois voltar para CNPJ. Isso fazia com que liberasse a edição no campo do CNPJ.

Como toda alegria de pobre dura pouco, a CAIXA "corrigiu" esse problema.

Visualmente está corrigido, entretanto, basta editar uma "coisinha" no código HTML dessa página que conseguimos remover o código que faz o bloqueio desse campo.

Entretanto, sei que as vezes se torna trabalhoso para uns, ou complicado para outros. Fiz esse pequeno JavaScript que faz essa remoção automaticamente:

javascript:document.getElementById('nuCnpjCei').disabled=false;

Basta copiar esse código e colar na barra de endereços, após abrir a tela de cadastro.
Uma observação MUITO importante:
¹ Ao colar o código, o navegador não cola o início javascript:, ficando somente após o dois pontos. Então essa parte deverá ser digitada manualmente.
² Pode ser que seu navegador direcione a página e apareça algum erro. Basta voltar a página que o campo estará desbloqueado.

Para quem estiver com medo de executar o código:
O campo é um INPUTBOX com a ID "nuCnpjCei", que no código HTML está marcado como DISABLED, esse código identifica o ID "nuCnpjCei" e altera o DISABLED para falso.

Lembrando que esse procedimento não é divulgado pela CAIXA. É uma gambiarra que está funcionando, visto a dificuldade que a CAIXA impõe para alguns procedimentos básicos e que deveriam ser mais simples.

 

[UPDATE]
Assim como o problema citado anteriormente que foi corrigido pela CAIXA, esse script parou de funcionar no Internet Explorer. E como o Conectividade ICP funciona melhor no Internet Explorer, vou colocar aqui a solução manual do procedimento do script que ainda funciona.

 

Assim como o problema corrigido pela CAIXA anteriormente, esse script não funciona mais caso utilize o Internet Explorer (que na verdade funciona na maioria das vezes), justamente porque após executar o script, a página é direcionada, e após voltar, anteriormente voltava como era, porém com o campo desbloqueado.

Vou colocar aqui a solução do que o script faz, porém de maneira manual, e que ainda funciona.


Após acessar a página, clique com o botão direito em cima do campo do CNPJ e clique na opção "Inspecionar Elemento".
Cadastro NIS CNPJ

Com isso, ele vai abrir o Inspetor e já selecionado a parte do código em que conste o InputBox do campo do preenchimento do CNPJ conforme imagem abaixo.Cadastro NIS Inspecionando CNPJApós isso, dê dois cliques no "disabled" e pressione <delete>. Verá que o campo para preenchimento do CNPJ estará desbloqueado conforme imagem abaixo.
Cadastro NIS Editando Inspecionar Elemento

Pode fechar esse depurador e continuar com o procedimento.


Imprimir   Email

Últimas Notícias

eSocial

Governo anuncia novo eSocial Simplificado

Além da simplificação, governo publica novo cronograma

O sindicato dos comerciários de São Paulo promove,  mutirão do emprego em São Paulo, ofertando 5.726 vagas.

IBGE: número de desempregados chega a 13,5 milhões em setembro

Aumento foi de 4,3% no mês e de 33,1% desde maio, mostra pesquisa

Auxílio emergencial, Caixa Econômica Federal

Diário Oficial publica lei que regulamenta poupança social digital

Conta é usada para pagar benefícios como o auxílio emergencial

Últimas do Blog

Calendário Implantação eSocial

Novo cronograma de Implantação do eSocial

Governo disponibiliza novo cronograma de Implantação do eSocial.

Facebook

Estamos no Facebook

Sim. Além do Instagram, a partir de hoje vocês poderão nos encontrar e acompanhar pelo Facebook.

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia,Previdência Social

Mudança no FAP para 2021

Com a Portaria Nº 21.232, de 23 de setembro de 2020 foi divulgado que será disponibilizado o FAP para 2021 hoje, 30/09/2020.

MaDom - Cálculos Trabalhistas (Liquidação de sentença)

Parceiro: SeC Advogados

Parceiro: Gabriela Latorre - Advogada

Parceiro: CalTrab - Cálculos Trabalhistas

Informação

Fica autorizada a divulgação e publicação de qualquer conteúdo deste site desde que não sejam para fins comerciais e sejam citadas as fontes.

Os conteúdos deste site não substituem ou dispensam a consulta a um profissional especializado.

Assine nossa newsletter

Fique por dentro! Receba as notícias por email.

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário

Ao assinar você concorda com nossos termos de uso e nossa política de privacidade.
Política de consentimento de Cookie (LGPD)

Nós armazenamos cookies temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, aceitar ou rolar esta página ou continuar a navegar, você concorda com nossa política de privacidade.