A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Distrito Federal (SRTE/DF) lança nesta terça-feira (10) em Brasília o projeto “Superintendência Regional do Trabalho na Escola”, que pretende oferecer ações socioeducativas a comunidade escolar voltada para atividades fins do órgão, visando atendimento relacionado a políticas sociais de emprego e renda. O Projeto trabalha com a conscientização dos professores e alunos sobre a importância de prevenir e erradicar as práticas do Trabalho Infantil, desenvolve ações junto as escolas públicas do Distrito Federal, por meio de atividades reflexivas com abordagem simples e diretas
Um dos focos centrais do projeto é a conscientização sobre o combate ao trabalho infantil, que é realizado em nível nacional pela fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo é alcançar escolas públicas do Distrito Federal, que serão parceiras na missão. O início do projeto começa pelo Jardim de Infância 603 do Recanto das Emas, seguindo na Escola Classe 66 do Sol Nascente e a Escola Classe JK do Sol Nascente. Nessas instituições haverá atividades de conscientização sobre os perigos do trabalho infantil, com conscientização adaptada às idades dos alunos.
O projeto representa um esforço conjunto para promover uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas as crianças tenham a oportunidade de uma educação de qualidade e um futuro livre do Trabalho Infantil. Na programação do evento estão previstas atividade de atendimento à comunidade por meio da Unidade Móvel do Trabalhador (VAN Itinerante), palestra sobre o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, atividades interativas, como performances musicais e divulgação e apresentação do Sistema IPE, um canal do MTE para recebimento de denúncias sobre trabalho infantil.
O projeto "Superintendência Regional do Trabalho no DF nas Escolas " conta com o apoio de diversas entidades, como o Venâncio Shopping, SINAIT/DF, FECOMERCIO-DF, SESC/SENAC, SISTEMA FIBRA-DF e SESI/SENAI. O encerramento ocorrerá no shopping Venancio Shopping, dia 31 de outubro, com a participação de autoridades públicas, parceiros e representantes escolares.
FONTE: Ministério do Trabalho e Emprego