Notícias Trabalhistas

MTP lança ferramentas de gestão de riscos no Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho

GRO x PGR

Evento ao vivo homenageou vitimados por acidentes e doenças ocupacionais

A Inspeção do Trabalho do MTP celebrou, nesta quinta-feira (28), o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho em evento ao vivo da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT), veiculada no canal da Escola Nacional de Inspeção do Trabalho (ENIT).

O destaque do encontro foi a apresentação de duas ferramentas gratuitas e on-line: o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) aos setores de panificação e açougue e a Declaração de Inexistência de Riscos. O evento trouxe também uma apresentação sobre os Achados da Inspeção do Trabalho, com principais equívocos e acertos encontrados pela fiscalização nos estabelecimentos durante os primeiros meses de vigência da Norma Regulamentadora n° 1 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais).

O trabalho dos profissionais prevencionistas foi lembrado durante a live pelo subsecretário de Inspeção do Trabalho, Romulo Machado, que destacou o tema da Campanha deste ano: “Gestão de Riscos Ocupacionais”.

“Em 2013, tivemos 725 mil acidentes no país, com taxa de incidência de 16,93%; e, em 2019, último ano antes da pandemia, tivemos 586 mil acidentes, com taxa de incidência 13,72%. Isso mostra a importância do trabalho que vem sendo realizado e para o qual lançamos diversas ferramentas hoje”, afirmou.

Felipe Portela, presidente da Fundacentro - parceira da SIT na realização da CANPAT - destacou a importância da celebração. “É importante homenagear os vitimados por acidentes e doenças do trabalho e refletir sobre o que pode ser feito para evitarmos mais lesões e mortes. Precisamos prevenir e, sobretudo, agir de forma estratégica para garantir um trabalho produtivo, seguro e saudável”, frisou.

O diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil, Martin Georg Hahn, também participou da live e ressaltou o diálogo tripartite brasileiro na revisão das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho como boa prática para a prevenção de acidentes do trabalho. “Todos os dias, três milhões de trabalhadores e trabalhadoras morrem em decorrência de acidentes do trabalho no mundo, causando sofrimento humano e perdas econômicas de cerca de 5,4% do PIB anual mundial. O diálogo social é a maneira mais eficaz de conciliar interesses por vezes conflitantes, o que é feito de forma positiva no Brasil”, disse.

Estiveram ainda na abertura da live Fábio Munhoz, diretor do Departamento de Cobrança e Recuperação de Créditos da Procuradoria-Geral Federal; Bruno Teixeira, procurador do Trabalho e os representantes das bancadas de empregadores e trabalhadores da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), Rafael Ernesto Kieckbusch  e Washington Aparecido dos Santos.

- Página da SIT sobre o PGR

https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/pgr/principal

- Sistemas PGR: Declaração de Inexistência de Risco e Ferramenta de Avaliação de Risco

https://pgr.trabalho.gov.br/

- FAQ - Perguntas Frequentes sobre NR-01


FONTE: Ministério do Trabalho e Previdência

Informação

DP Objetivo foi criado com o objetivo de auxiliar contadores, advogados, profissionais da classe e dentre outros na esfera trabalhista com o intuito de ser um site simples e objetivo.

Fica autorizada a divulgação e publicação de qualquer conteúdo deste site desde que não sejam para fins comerciais e sejam citadas as fontes.

Os conteúdos deste site não substituem ou dispensam a consulta a um profissional especializado.

Siga

Fale conosco

Email: contato@dpobjetivo.com.br

Contato para parcerias, dúvidas, sujestões, anúncio e demais outros assuntos.

Contribua

Pix: pix@dpobjetivo.com.br

Mantemos os custos do Portal com propagandas Adsense.
Caso algum conteúdo tenha sido útil e tenha te ajudado, contribua de volta com qualquer valor.

Assine nossa newsletter

Fique por dentro! Receba as notícias por email.

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário

Ao assinar você concorda com nossos termos de uso e nossa política de privacidade.