Notícias Trabalhistas

Luiz Marinho valoriza igualdade salarial e trabalho decente na abertura do 13º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua

Luiz Marinho

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou da mesa de abertura do 13º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, nesta terça-feira (20), em Brasília. Com o tema “Construindo Caminhos para o Desenvolvimento do País”, o evento contou com uma programação diversificada para discutir a contribuição da engenharia na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do país.

O Encontro de Líderes, que acontece até 22 de fevereiro, teve seu primeiro dia marcado com a presença de cerca de 2.000 profissionais, além de parlamentares e especialistas que debateram sobre barreiras e iniciativas para o desenvolvimento brasileiro, como infraestrutura rural e urbana, reforma tributária, saneamento básico e habitação, sustentabilidade, entre outros temas.

Durante o evento, o ministro Luiz Marinho foi aplaudido ao ressaltar a importância do trabalho decente em todos os setores, à luta contra o trabalho infantil, contra o trabalho degradante, contra as condições análogas à escravidão e à erradicação de todo e qualquer tipo de preconceito, especificamente no que diz respeito à igualdade salarial de gênero no mercado de trabalho: “Nós precisamos de vocês   que estão presentes nos corpos diretivos das empresas. Muitas vezes a gente passa desapercebido por soluções simples que a gente poderia adotar. Por exemplo, a equidade, a igualdade salarial entre mulheres e homens. Nós podemos e devemos, todos nós, estarmos presentes nesse momento, para dizer ao empregador: “você não pode remunerar uma profissional de forma menor do que o profissional, se eles estão na mesma condição de especialidade””.

Luiz Marinho disse ainda contar com a colaboração de todos os mais de um milhão de profissionais do maior conselho de profissionais do país, como agentes de transformação.  “Vocês são exímios formadores de opinião, e quem tem a capacidade de formar opinião, tem maior responsabilidade. Vocês fazem a diferença quando projetam pontes, creches, hospitais e ainda a opinião cidadã correta.  Não vamos permitir que seja praticado qualquer tipo de preconceito, violência ou ilegalidade”, pontuou.

Ao ratificar a importância da engenharia, o ministro citou sua atuação no que diz respeito a área da alimentação, das novas tecnologias, em grandes obras, no sistema financeiro e no debate sobre a ecologia e acessibilidade. Segundo Luiz Marinha, para inovação e sustentabilidade andarem juntas, é preciso tecnologia. “Precisamos refletir esse momento para não perdermos oportunidades e termos a certeza de que juntos podemos fortalecer o mundo do trabalho”.

O ministro recebeu destaque pelo presidente do Confea, Vinicius Marchese, por atender o apelo para a modernização da Lei 5.194/1966, que regulamenta o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, estabelecendo as atribuições desses profissionais, os critérios para seu registro nos conselhos regionais e as penalidades para o exercício ilegal da profissão. Diante disso, Luiz Marinho afirmou o MTE está à disposição para atualizar a legislação de forma que faça sentido no mundo profissional atual por se tratar de  uma necessidade para todo o Brasil que se encontra em um momento de oportunidades.

Encontro de Líderes Representantes - Anualmente, líderes representantes dos fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea se reúnem em Brasília para a realização de suas primeiras reuniões do ano. É durante o “Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua” que o Colégio de Entidades Nacionais, o Colégio de Presidentes e as Coordenadorias de Câmaras Especializadas definem calendários, planos de trabalho e os coordenadores do ano.

FONTE: Ministério do Trabalho e Emprego

1000 Caracteres restantes


Cássia Maia
PUBLICADO POR

CÁSSIA MAIA

JORNALISTA
SOBRE MIM

Sou graduada em Comunicação Social, com ênfase em jornalismo multimídia, Locutora e membro da equipe DP Objetivo como jornalista e redatora.

Os conteúdos deste site não substituem ou dispensam a consulta a um profissional especializado para um caso concreto.
CONFIRA NOSSOS PLANOS DE CONSULTORIA TRABALHISTA

Fica autorizada a divulgação e publicação de qualquer conteúdo gratuito deste site desde que citadas as fontes.