Notícias Trabalhistas

Dataprev moderniza processamento da folha de pagamentos do INSS

iStock/peterhowell

A Dataprev implementou uma nova tecnologia no processamento mensal da folha de pagamentos de pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que beneficia 38,2 milhões de cidadãos. A rotina de processamento está com melhor performance e mais rapidez de execução, além de maior capacidade de manutenção – características do ambiente tecnológico em plataforma baixa.

Também conhecida como ‘maciça’, a folha de pagamentos estava hospedada e era executada em um equipamento mainframe (computador de grande porte), que utiliza tecnologia em plataforma alta. A partir deste mês, o processamento da folha já foi feito em plataforma baixa, com sistemas que utilizam linguagens mais modernas de computação (Java) e substituirão os programas executados na plataforma alta.

O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, destacou que esse é mais um marco importante de modernização da empresa, sendo o primeiro resultado do processo de desativação do mainframe. “É uma meta da nossa gestão. Na minha primeira passagem pela Dataprev, fizemos uma profunda transformação digital com a modernização de vários equipamentos e já desativamos dois outros mainframes. Hoje, continuamos olhando para frente, modernizando e preparando a Dataprev para atender as demandas do Governo Federal e desafios tecnológicos futuros que virão”, reforçou Assumpção.

Segundo o presidente da Dataprev, essas questões podem ser tratadas de forma mais fácil e flexível na plataforma baixa. Além disso, essa tecnologia tem opções de tratamento mais sustentáveis, projeção de futuro e adaptação, com evolução tecnológica mais adequada e maior velocidade: “É uma das maiores folhas de pagamento do mundo e, obviamente, você tem que investir em tecnologia para isso”.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre Dataprev, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério da Previdência Social (MPS), além do Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI), ao qual a empresa é vinculada. O INSS é o operador responsável pela folha e demais processos de gestão dos dados dos segurados. Já a Dataprev atua com disponibilização de soluções tecnológicas e ambientes seguros para os dados sob a sua guarda.

A Nova Folha de Pagamentos

A migração de dados da plataforma alta para baixa faz parte de projeto de modernização dos sistemas previdenciários. “Todos os meses fazemos os cálculos de todas as remunerações da folha da Previdência [maciça]. Implementamos em nossos ambientes na plataforma baixa e comparamos, mensalmente, os resultados obtidos com os da plataforma alta”, detalhou o diretor de Produtos e Soluções da Dataprev, Flávio Sampaio.

Já do ponto de vista tecnológico, a Nova Folha traz modernização tecnológica, funcional e estratégica. “Funcionalmente, a Nova Folha agrega recursos como o novo sistema de validação de créditos, o qual permite maior segurança na avaliação dos processamentos”, explicou o analista de TI Solon Lucena, que tem monitorado e acompanhado de perto as ações de modernização pela Presidência da Dataprev.

Cerca de 100 empregados da Dataprev contribuíram para essa conquista ao longo do processo de desenvolvimento, homologação e piloto da Nova Folha. Atuaram profissionais de diferentes localizações e áreas, desde as equipes atuais de desenvolvimento, até de suporte, operação, arquitetura, análise de desempenho e banco de dados.

A Dataprev possui equipes em sete estados do país, onde os times atuaram de forma integrada. Como exemplo dessas atividades, temos uma parte importante da solução construída pelas equipes da unidade do Rio Grande do Norte: módulos de integração de cadastro e créditos, além do apoio no processo de automatização das execuções. O trabalho de desenvolvimento do núcleo da Nova Folha foi executado pelas equipes lotadas no Ceará, onde atuam até hoje em melhorias e manutenções.


FONTE: DATAPREV

1000 Caracteres restantes


Cássia Maia
PUBLICADO POR

CÁSSIA MAIA

JORNALISTA
SOBRE MIM

Sou graduada em Comunicação Social, com ênfase em jornalismo multimídia, Locutora e membro da equipe DP Objetivo como jornalista e redatora.

Os conteúdos deste site não substituem ou dispensam a consulta a um profissional especializado para um caso concreto.
CONFIRA NOSSOS PLANOS DE CONSULTORIA TRABALHISTA

Fica autorizada a divulgação e publicação de qualquer conteúdo gratuito deste site desde que citadas as fontes.

Grupo: false | Modulo: false | Exibir: true