Glossário

GFIP

GFIP Sinônimos ou similares: Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social

A GFIP é um documento utilizado pelas empresas para realizar o recolhimento do FGTS e prestar informações à Previdência Social no Brasil.

A Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) é um documento utilizado pelas empresas para realizar o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e prestar informações à Previdência Social no Brasil. Essa guia é fundamental para o cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias por parte dos empregadores.

A GFIP é utilizada para informar dados sobre os trabalhadores, remunerações, contribuições sociais, além de calcular e efetuar o recolhimento do FGTS. O FGTS é um fundo de natureza social, composto por depósitos mensais feitos pelo empregador em nome do empregado, correspondentes a 8% do salário do trabalhador.

Além do FGTS, a GFIP também abrange informações relacionadas à Previdência Social, como a contribuição previdenciária patronal e as informações sobre acidentes de trabalho. A guia é enviada eletronicamente pelos empregadores ao governo, por meio do sistema SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social), que é um aplicativo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal.

A GFIP é uma ferramenta essencial para garantir o cumprimento das obrigações legais e o repasse adequado das contribuições sociais e do FGTS, contribuindo para a regularidade das relações trabalhistas e previdenciárias no país.

Os conteúdos deste site não substituem ou dispensam a consulta a um profissional especializado para um caso concreto.
CONFIRA NOSSOS PLANOS DE CONSULTORIA TRABALHISTA

Fica autorizada a divulgação e publicação de qualquer conteúdo gratuito deste site desde que citadas as fontes.

Grupo: false | Modulo: false | Exibir: true