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Porque o termo correto é "Empregado" e não "Colaborador"?

Saiba como surgiu a prática do termo Colaborador e porque o termo correto é Empregado.


O que é um colaborador e a origem do termo


Nos últimos tempos, o termo colaborador passou a ser utilizado por muitas empresas, terminologia que traz um caráter mais humano sobre o papel das pessoas, busca tratar de uma forma mais construtiva a relação de trabalho, e essa moda pegou.

Os gestores acreditam muito que a maneira como cada um vai ser chamado depende da atitude de cada um. Por meio deste artigo entenda a diferença entre empregado, colaborador e funcionário e qual o termo mais adequado para chamar aqueles que trabalham para você.

A partir dos anos 90, houve uma flexibilização, um relacionamento melhor entre empregado e empregador e um novo termo começou a ser utilizado, muito também em virtude das multinacionais – o famoso ‘’colaborador’’, como um mecanismo de tirar o peso do termo empregado que fica muito aparente a questão de hierarquia as partes, um certo eufemismo, para suavizar a condição de subordinação e exploração (lícita) do trabalhador.  Há até quem chame seus subordinados de parceiros.

Por colaborador temos aquele que trabalha lado a lado, colabora com algo e busca algo mais que apenas o salário, não é apenas mais uma peça na engrenagem, tem consciência da sua importância na organização, tem clara as suas metas e objetivos e não mede esforços em colaborar. Isso tem muito a ver com a questão de a pessoa buscar no trabalho também a sua satisfação social e ter uma consciência mais global do seu papel.


O que é um empregado e porque é o correto


Empregado é o nome da pessoa que presta um serviço em troca de salário. O trabalhador vende sua força de trabalho e o patrão se apropria do lucro da sua produção. O artigo 3º da CLT traz: Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

A relação de trabalho é uma relação de subordinação – verticalizada, mas muitas empresas já enxergam a colaboração como uma relação horizontalizada. O colaborador, não deve somente conhecer as metas e os objetivos da empresa, mas também contribuir para que elas sejam alcançadas, dizendo em outras palavras, em vez de ter como missão cumprir a sua tarefa pessoal, o colaborador deve ajudar a empresa a cumprir sua meta.

Já o Funcionário, segundo o dicionário, funcionário é aquele que tem ocupação permanente e retribuída. Utilizado para tratar as pessoas que trabalham em órgãos públicos mediante concurso, para o governo, ou seja, esse termo não deve ser utilizado no ser privado.

A questão chave é: No trabalho, não fazemos caridade, não fazemos o que queremos, quando queremos, e se queremos, não colaboramos em ONGs, não cedemos um pouco de nós pelos outros sem nada em troca dentro da nossa disponibilidade. Por fim, não estamos colaborando, estamos prestando serviço mediante hierarquia e remuneração, o termo correto é empregado. Sempre que você for se referir as pessoas que trabalham para você em documentos oficiais, utilize a palavra empregado, ainda que soe um pouco estranho.


Base Legal


DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943


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