Blog DP Objetivo

A importância de contratar um bom advogado trabalhista

A importância de contratar um bom advogado trabalhista

Por meio desse artigo você vai entender qual a importância de contratar um bom advogado trabalhista, e mudará seus conceitos sobre apenas contratar aquele mais barato, afinal, o barato tende a sair caro.

O ser humano precisa do trabalho, seja como fonte de renda para o seu sustento, mas também para socializar, com base naquela frase famosa ‘’ o trabalho dignifica o homem’’.  Nesse contexto, onde todos trabalham ou estão em busca de uma oportunidade, quando o empregado tem dúvidas trabalhistas (área consultiva) ou quando de fato quer mover uma ação trabalhista, ou quando está sendo processado (área contenciosa), é preciso contatar um profissional renomado dessa área, para atuar na Justiça do Trabalho em seu nome.

Advogado trabalhista

Existem diversas áreas no direito – direito civil, penal, administrativo, ambiental, internacional, empresarial, constitucional....... e uma delas é o direito do trabalho. O advogado trabalhista é o profissional que irá cuidar de todas as etapas do processo judicial trabalhista.

É aquele que está sempre se atualizando das novidades do tema, com as Súmulas, Resoluções, Orientações Jurisprudenciais, provimentos e jurisprudências, afinal as mudanças nas legislações são constantes, como por exemplo a Reforma Trabalhista, Lei n 13.467/2017, que mudou boa parte do conteúdo de lei trabalhista, e que sabe de cor a CLT- Consolidação das leis Trabalhistas.

Quando falamos em jurisprudência, a cada julgamento no Tribunal Superior do Trabalho, novos entendimentos surgem, novas regras são criadas e isso serve para orientar todos os juízes sobre como julgar seus casos em questões iguais a aquelas que foram julgadas. O advogado trabalhista deve estar de olho nessas movimentações, nesses resultados para aplicar a ideia em seus próprios processos, no interesse de seus clientes, tanto empresas como empregados.

Se o seu advogado é um generalista, ou seja, aquele que pega de tudo que aparece na frente, sobre qualquer temática, mas no final não é especialista em nada, as chances dele não saber conduzir o processo trabalhista e fazer algo de errado, até mesmo acabar te prejudicando, como apresentar peça fora do prazo por exemplo, são gigantes.

Imagine só levar um caso super complexo, que envolve um valor em dinheiro muito importante para você e o advogado é generalista, não é especializado em direito do trabalho, já dá um frio na barriga em deixar uma pessoa como essa cuidando do seu caso não é mesmo? Enquanto se esse mesmo caso fosse direcionado a um escritório trabalhista, o qual já estaria acostumado, já atende demandas assim com frequência e te passa confiança de que seu problema será conduzido da forma correta, de que todos seus direitos postos em lei, serão cumpridos.

Escolhendo meu advogado trabalhista

Um ponto importante é no momento de escolher seu advogado, pesquisar dentre diversos escritórios de advocacia primeiro, olhe as reputações online, o que as pessoas estão comentando, taxa de sucesso nos processos, procure saber dentre as pessoas mais próximas de você se elas possuem um advogado do direito do trabalho que seja de confiança e pesquise o perfil desse profissional nas redes sociais. Todo cuidado é pouco antes de entregar uma questão tão pessoal sua nas mãos de um completo desconhecido.

Faça uma pesquisa no site - Cadastro Nacional de Advogados – CNA, é mantido pela OAB, lá você pode certificar se aquele profissional tem mesmo uma OAB, ou seja, se está apto para poder atuar, pois infelizmente temos pessoas golpistas em qualquer lugar do país que podem estar se passando por algo que na verdade não é bem assim.

Para se tornar um advogado, é preciso cursar os 5 anos da faculdade de direito, prestar e passar na prova da OAB – Ordem dos Advogados Brasileiros, receber sua carteirinha da OAB e seu número e fazer uma pós graduação em direito do trabalho.

Hoje com a pandemia se tornou comum as videoconferências, portanto, veja a possibilidade de marcar um horário com o advogado que você acha ser o ideal, para ver mesmo se gosta dele e depois caso tenha tido convicção de que este é o escolhido, aí pode marcar uma reunião presencial, isso te poupa tempo de deslocamento com um advogado que talvez logo nos primeiros minutos já ficasse claro para você que não faz seu estilo ou que não está preparado suficiente, assim é possível fazer isso com vários advogados e depois fazer a escolha final.

Casos em que o advogado trabalhista atua

Veja apenas uma amostra de algumas possibilidades que o advogado especialista em direito do trabalho possui conhecimento para atuar:

- Acidente de trabalho;
- Adicionais de periculosidade e insalubridade;
- LER – Lesão por esforço repetitivo;
- Doenças profissionais e doenças do trabalho;
- Assédio moral e sexual;
- Preconceito e discriminação no ambiente de trabalho;
- Atraso de pagamento de salário;
- Equiparação salarial;
- Fraudes trabalhistas;
- Férias em dobro;
- Adicional noturno;
- Horas extras;
- Reversão de demissão por justa causa;
- Reconhecimento de vínculo empregatício;
- Pejotização;
- Acúmulo de função e desvio de função;
- Reconhecimento de vínculo empregatício de sócios de empresa;
- Participação dos empregados nos lucros e resultados;
- Responsabilidade das empresas;
- Rescisão indireta do contrato de trabalho;
- Rebaixamento de cargo;
- Rescisão por força maior indevidamente utilizada;
- Reintegração de gestantes;

Dentre diversas outras.

Mas afinal, qual a importância de contratar um bom advogado trabalhista?

É imprescindível um profissional especializado, para garantir que ele detém os conhecimentos necessários para a melhor solução do seu caso, com a estratégia processual perfeita, seja apenas tirando uma dúvida ou agindo mesmo no processo. Diversos advogados se formam ano pós ano, mas um profissional que de fato sabe o que faz não se acha em qualquer lugar.

Um bom advogado trabalhista é rigoroso e segue todos os prazos estipulados pelo magistrado, sabe os entendimentos de cada tribunal, tem expertise para melhor conduzir a audiência, sabe quando uma proposta é benéfica ou não, quando compensa ingressar com tal ação ou não, pois talvez em alguns casos o gasto seria muito para pouco lucro, e um profissional na área sabe te mostrar outras alternativas mais viáveis, e nisso te poupar investimento em dinheiro e tempo, afinal, um processo é moroso.

Um bom advogado trabalhista sabe quando o processo está dentro do prazo ou demorando demais, quanto tempo em média até o problema ser solucionado, tem os contatos de pessoas próximas ao juiz para saber novidades do processo, sabe quais as provas necessárias para ganhar aquela ação e que podem ser utilizadas, sabe de todas as etapas do processo, sabe em qual instância a lide está e qual será a evolução lógica a partir dali.

Domina fazer os cálculos trabalhistas, como férias, adicionais, horas extras e seguro desemprego, tarefa que não é para qualquer um; possui conhecimento em fazer recursos para por exemplo o Tribunal Regional do Trabalho – TRT, etc.

Lembre-se que é esse o profissional que irá fazer toda a pesquisa sobre o seu caso, buscar entende-lo, organizar os argumentos, buscar a melhor forma de convencer o juiz tudo da melhor forma possível, além de treinar você e suas testemunhas sobre o que e como vocês devem falar diante do juiz. Caso ele tenha alguma dúvida sobre o caso, seus contatos já são pessoas do mesmo ramo e ter pessoas para fazer esse debate é muito importante.

Perceba o tanto de coisas que o advogado precisa dominar, por isso, não tente levar seu processo sozinho, já que existem algumas causas em que obrigatoriamente não seria necessário a presença de um advogado, e não seria necessário gastar dinheiro com isso, mas na prática, acaba que uma pessoa de senso comum, que não é da área do direito, não sabe nem por onde começar um processo, então sim, um advogado é realmente necessário.

Falando com as empresas, é essencial ter um time jurídico formado por advogados trabalhistas que irão atuar na forma preventiva, dando assessoria de como as coisas devem ser feitas para não abrir brecha para possíveis processos por seus funcionários, por não ter respeitado algum direito que o empregado teria, afinal, é comum ouvir do empregado quando é desligado pela empresa – ‘’vou atrás dos meus direitos’’.

Quanto cobra um advogado trabalhista?

Se você está em busca de um advogado trabalhista, provavelmente está atrás também de preços acessíveis, porém, não tem como definir especificamente quanto custa esse serviço, já que depende da complexidade de cada caso, do quanto os advogados da sua região costumam cobrar, do tanto de tempo que aquele escritório de advocacia trabalhista já é consolidado no mercado, dentre outros fatores.

Por outro lado, de costume os honorários geralmente são 30% do valor da causa. Exemplificando: Supondo que seu advogado ingressou com uma reclamação trabalhista em que o valor da causa é de cem mil reais – os honorários por esse serviço prestado seria 30 mil reais e 70 mil reais ficaria para você.

A forma como será feito o pagamento para o advogado, é estabelecida em contrato, portanto fique de olho nesse detalhe ao assina-lo. Pode ser feito um adiantamento, ou combinado de ser pago ao fim do processo, quando o ‘’dinheiro sair’’.

Dúvidas ou Consultoria?

Caso tenha uma dúvida específica, consulte um advogado trabalhista de confiança como nosso parceiro S&C Advogados. Um escritório especializado no direito do trabalho.

S&C Advogados

Veja também

Informação

DP Objetivo foi criado com o objetivo de auxiliar contadores, advogados, profissionais da classe e dentre outros na esfera trabalhista com o intuito de ser um site simples e objetivo.

Fica autorizada a divulgação e publicação de qualquer conteúdo deste site desde que não sejam para fins comerciais e sejam citadas as fontes.

Os conteúdos deste site não substituem ou dispensam a consulta a um profissional especializado.

Siga

Fale conosco

Email: contato@dpobjetivo.com.br

Contato para parcerias, dúvidas, sujestões, anúncio e demais outros assuntos.

Contribua

Pix: pix@dpobjetivo.com.br

Para manter as informações gratuitas, manter a qualidade, e se o portal foi útil, contribua com qualquer valor enviando para o pix.

Assine nossa newsletter

Fique por dentro! Receba as notícias por email.

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário

Ao assinar você concorda com nossos termos de uso e nossa política de privacidade.