4783-1/01 - Comércio varejista de artigos de joalheria

Sendo de responsabilidade da empresa os enquadramentos da atividade preponderante, dentre outras o código FPAS e as demais atribuições, trouxemos abaixo uma sugestão de atribuições completas sobre o CNAE acima.

Para saber como e onde consultar as informações referente ao CNAE e também o FAP que é por CNPJ, veja o manual de enquadramento das atribuições do CNAE.

id
868
created
01/09/2024 03:00:00

CNAE-Subclasses 2.3

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas-CNAE é a classificação oficialmente adotada pelo Sistema Estatístico Nacional e pelos órgãos federais gestores de registros administrativos.

Estrutura do CNAE

 

SeçãoGCOMÉRCIO; REPARAÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES E MOTOCICLETAS

Divisão47COMÉRCIO VAREJISTA

Grupo47.8Comércio varejista de produtos novos não especificados anteriormente e de produtos usados

Classe47.83-1Comércio varejista de jóias e relógios

Sublasse4783-1/01Comércio varejista de artigos de joalheria

Descritores e detalhes deste CNAE pelo IBGE

Micro Empreendedor Individual - MEI

MEI, ou Micro Empreendedor Individual é o empresário a que se refere o art. 966 do Código Civil ou o empreendedor que exerça as atividades de industrialização, comercialização e prestação de serviços no âmbito rural, optante pelo Simples Nacional, que tenha auferido receita bruta acumulada nos anos-calendário anteriores e em curso sob um limite anual e que exerça, de forma independente, apenas as ocupações constantes do Anexo XI da Resolução CGSN nº 140, de 22 de maio de 2018.

Para a atividade do CNAE '4783-1/01 - Comércio varejista de artigos de joalheria' entende-se na situação abaixo.

Permissão

 

Enquadramento Permitido enquadramento ao MEI

SituaçãoAtividade relacionado nas atividades permitidas ao MEI

Risco de Acidente de Trabalho - RAT

Representa a contribuição da empresa, prevista no inciso II do artigo 22 da Lei 8212/91, e consiste em percentual que mede o risco da atividade econômica, com base no qual é cobrada a contribuição para financiar os benefícios previdenciários decorrentes do grau de incidência de incapacidade laborativa (GIIL-RAT). Para a atividade do CNAE '4783-1/01 - Comércio varejista de artigos de joalheria' é considerado o RAT 1,00%.

Percentual

 

Alíquota RAT1,00%

SituaçãoRisco mínimo

Grau de Risco - GR

Representa o correspondente Grau de Risco - GR para fins de dimensionamento do SESMT. Para a atividade do CNAE '4783-1/01 - Comércio varejista de artigos de joalheria' instituída na CLASSE 'Comércio varejista de jóias e relógios', é considerado o Grau de risco 1.

Nível

 

Grau de Risco1

SituaçãoRisco de nível super baixo