Notícias Trabalhistas

Saiba o que fazer caso seu benefício não seja depositado

INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem 39,5 milhões de beneficiários que recebem desde aposentadorias até auxílios concedidos decorrente de algum fator que faça com que o segurado pare de exercer sua profissão temporariamente. Em algumas situações pode ocorrer o bloqueio do pagamento, saiba o que fazer caso o benefício não seja depositado. 

A primeira coisa a ser feita pelo cidadão é consultar o extrato de pagamento do benefício no aplicativo ou site Meu INSS para conferir a data do pagamento. Se a data estiver certa e não constar o depósito, estes são os possíveis casos que podem ocasionar o ocorrido: 

  • Erros cadastrais: No momento do cadastro no Meu INSS, é importante ficar atento e revisar todos os dados fornecidos para que estejam de acordo para que não haja problemas com o recebimento do benefício. 
  • Não atualização dos dados cadastrais e/ou bancários: É de extrema importância que o segurado mantenha seus dados sempre atualizados, como a inclusão e correção de nome, data de nascimento, telefone e e-mail e outras informações. 
  • Erros na documentação: Pode ocorrer no preenchimento do requerimento, no envio  e/ou ausência de documentação. 
  • Benefício suspenso: O benefício do segurado pode ser suspenso devido a uma série de motivos como ausência de informações, documento, dados ou por não realizar a perícia obrigatória (segundo a legislação atual, quem recebe aposentadoria por incapacidade permanente e auxílio por incapacidade temporária devem comparecer à perícia obrigatória caso solicitado). 
  • Benefício cancelado: o cancelamento ocorre quando o segurado falece e, no caso do benefício por incapacidade, quando o segurado volta ou começa a trabalhar e também quando deixa de cumprir com os requisitos para o recebimento do pagamento. Pode acontecer se for um  pensionista que completou 21 anos. 
  • O benefício por incapacidade temporária é transformado em aposentadoria por incapacidade permanente: quando ocorra essa situação, o número do benefício é modificado, então o segurado deve entrar em contato com o INSS para obter o novo número e os dados bancários.
     

O que fazer caso o benefício não seja depositado

Ao comparecer no banco, caso seu pagamento não esteja disponível para recebimento, consulte o extrato de pagamento no site ou aplicativo Meu INSS, para verificar se o pagamento está disponível, se o banco está correto, a data para recebimento, bem como se consta algum bloqueio de pagamento ou mensagem de suspensão ou cessação do benefício.

Havendo o bloqueio do pagamento, ou se a validade do pagamento já estiver expirada, ou ainda se o benefício constar como suspenso ou cessado, deverá ser solicitado no Meu INSS o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”. Caso necessite de mais esclarecimento, basta entrar em contato com o INSS através do telefone 135.

FONTE: INSS
POR: Beatriz de Paula

1000 Caracteres restantes


Cássia Maia
PUBLICADO POR

CÁSSIA MAIA

JORNALISTA
SOBRE MIM

Sou graduada em Comunicação Social, com ênfase em jornalismo multimídia, Locutora e membro da equipe DP Objetivo como jornalista e redatora.

Os conteúdos deste site não substituem ou dispensam a consulta a um profissional especializado para um caso concreto.
CONFIRA NOSSOS PLANOS DE CONSULTORIA TRABALHISTA

Fica autorizada a divulgação e publicação de qualquer conteúdo gratuito deste site desde que citadas as fontes.