Notícias Trabalhistas

Meu INSS: ferramenta digital para acompanhar processos e requerer benefícios do INSS

INSS

O Meu INSS - plataforma digital desenvolvida pela Dataprev para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - é um dos canais oficiais de contato com o segurado, alertou o INSS nessa semana. Além do site e aplicativo Meu INSS, o órgão detalhou que os cidadãos têm ainda a possibilidade de ir até a uma agência da Previdência Social, mediante agendamento pela Central 135. 

No comunicado, o INSS explica que é normal que o servidor solicite documentos complementares para proporcionar uma melhor análise, a exemplo de documentos de identificação, comprovante de residência entre outros. Esse pedido que chega ao cidadão é chamado de exigência e precisa ser cumprida para a análise do requerimento. E, desta forma, a documentação tem que ser enviada aos canais oficiais do INSS já citados. “Em nenhuma hipótese o INSS recebe documentos por e-mail", reforçou a nota. 

O serviço é usado para agendar o comparecimento do cidadão a uma agência do INSS com a finalidade de apresentar os documentos necessários para a conclusão de um requerimento/pedido. O servidor responsável pela análise do pedido encaminha uma notificação especificando os documentos que o cidadão deve apresentar. Essa notificação pode chegar por e-mail, pelo aplicativo ou SMS. Outra forma de tomar conhecimento da exigência é através de ligação para a Central 135. 

Assim que o segurado estiver em posse da documentação complementar solicitada pelo INSS digitalizada, é possível acessar o Meu INSS e anexar a documentação. Outra possibilidade é agendar o serviço “Cumprimento de Exigência” pelo 135. Nos casos de agendamento, será necessário comparecer a uma agência do INSS, no dia e hora marcados, com a documentação original. 

O prazo para cumprimento de exigência é de 30 dias, podendo ser prorrogado desde que haja solicitação formal e justificada do interessado. 

  • Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo para Android e iOS; 

  • Clique em Acessar com Gov.BR e entre em sua conta com o CPF e senha; 

  • Encontre o ícone de “Cumprimento de exigência”; 

  • Clique no protocolo; 

  • Responda que está cumprindo a exigência; 

  • Anexe seus arquivos clicando no ‘+’; 

  • Clique em ‘avançar’, leia as informações e clique em ‘avançar/finalizar’ para enviar o pedido. 

1000 Caracteres restantes


Cássia Maia
PUBLICADO POR

CÁSSIA MAIA

JORNALISTA
SOBRE MIM

Sou graduada em Comunicação Social, com ênfase em jornalismo multimídia, Locutora e membro da equipe DP Objetivo como jornalista e redatora.

Os conteúdos deste site não substituem ou dispensam a consulta a um profissional especializado para um caso concreto.
CONFIRA NOSSOS PLANOS DE CONSULTORIA TRABALHISTA

Fica autorizada a divulgação e publicação de qualquer conteúdo gratuito deste site desde que citadas as fontes.

Grupo: false | Modulo: false | Exibir: true