Notícias Trabalhistas

Imposto de Renda 2021: saiba o que fazer se perdeu o prazo de envio

Superintendência da Receita Federal, em Brasília.

Mais de 3 milhões de declarações foram enviadas nesta segunda (31)

Quem perdeu o prazo para enviar a declaração de Imposto de Renda tem que pagar multa a partir de R$ 165. E, mesmo assim, ainda precisa prestar contas ao leão, como explica o secretário especial da Receita Federal, José Tostes. Se essa pessoa tiver imposto a pagar, a primeira cota venceu nessa segunda (31). Então, ela vai ter mais uma multa, de 0,33% ao dia, sobre a cota não paga.

No começo da noite dessa segunda-feira (31), quando faltavam menos de seis horas para o fim do prazo, a equipe responsável pelo sistema do Imposto de Renda fez um balanço.

Este ano, o prazo para prestar contas ao leão, que costuma ser de dois meses, foi ampliado para três, por causa das dificuldades impostas pela pandemia de covid-19. Inicialmente, a expectativa era receber cerca de 32 milhões de declarações, mas ela foi superada e passou de 34 milhões. Dessas, mais de 3 milhões foram transmitidas nessa segunda-feira (31). Este ano, a declaração foi obrigatória para quem recebeu a partir de R$ 28.559 de 1 de janeiro a 31 de dezembro do ano passado.

O auditor fiscal responsável pelo Imposto de Renda, José Carlos Fonseca, detalha que o número de documentos enviados aumentou devido ao grande volume de declarações retificadoras. São aquelas de pessoas que enviam a primeira versão incompleta e depois alteram.

Mesmo com essa prorrogação, o cronograma de restituições foi mantido. O primeiro lote foi liberado nessa segunda (31). O segundo será no dia 30 de junho; o terceiro, em 30 de julho; o quarto lote sai no dia 31 de agosto e o último lote de restituições do Imposto de Renda está previsto para ser pago no dia 30 de setembro.


FONTE: AGÊNCIA BRASIL
Por Victor Ribeiro



Informação

DP Objetivo foi criado com o objetivo de auxiliar contadores, advogados, profissionais da classe e dentre outros na esfera trabalhista com o intuito de ser um site simples e objetivo.

Fica autorizada a divulgação e publicação de qualquer conteúdo deste site desde que não sejam para fins comerciais e sejam citadas as fontes.

Os conteúdos deste site não substituem ou dispensam a consulta a um profissional especializado.

Siga

Fale conosco

Email: contato@dpobjetivo.com.br

Contato para parcerias, dúvidas, sujestões, anúncio e demais outros assuntos.

Contribua

Pix: pix@dpobjetivo.com.br

Mantemos os custos do Portal com propagandas Adsense.
Caso algum conteúdo tenha sido útil e tenha te ajudado, contribua de volta com qualquer valor.

Assine nossa newsletter

Fique por dentro! Receba as notícias por email.

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário

Ao assinar você concorda com nossos termos de uso e nossa política de privacidade.