Notícias Trabalhistas

Gestão lança mais uma facilidade para realização da Prova de Vida Digital

Prova de Vida Digital

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos lançou uma nova funcionalidade no SOUGOV.BR, a plataforma digital de serviços de gestão de pessoas do governo federal, para facilitar ainda mais o procedimento para reconhecimento facial para a realização da Prova de Vida de servidores públicos federais aposentados , pensionistas e anistiados políticos civis . A partir de agora a comprovação da identidade poderá ser realizada diretamente no aplicativo SOUGOV.BR.

Antes , os beneficiários iniciavam a realização da prova de vida por meio do aplicativo SOUGOV.BR e, para completar o procedimento, eram redirecionados para o aplicativo GOV.BR. Com o lançamento da nova funcionalidade, o procedimento é realizado agora por completo no próprio aplicativo do SOUGOVBR.

Além disso, a nova funcionalidade torna mais simples a captação da imagem do rosto do beneficiário, que precisa apenas enquadrar a face n a área tracejada que aparece na tela do celular.

A medida é mais uma opção de comprovação e amplia o acesso ao procedimento da prova de vida uma vez que o beneficiário poderá optar pelo caminho mais adequado às suas necessidades . A realização da prova de vida por meio da plataforma GOV.BR também continua disponível para aqueles que preferirem usar esse canal.

Caso o beneficiário não consiga realizar a validação facial em função de divergências de cadastro na base do Secretaria Nacional de Trânsito ( Senatran ) ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou por ausência de biometria facial nessas bases, ou por falta de acessibilidade tecnológica , ele /ela pode procurar qualquer agência bancária onde recebe o provento ou benefício, portando documento oficial de identificação com foto e CPF (exemplos: RG ou Carteira Nacional de Habilitação). Ou ainda a unidade de gestão de pessoas responsável pelo seu benefício , quando não for possível a realização pelos demais canais disponíveis ou quando for exercida por tutor ou curador.

Para mais informações sobre a Prova de Vida do Governo Federal acesse o FAQ disponível no Portal do Servidor.

FONTE: Agência Gov

1000 Caracteres restantes


Cássia Maia
PUBLICADO POR

CÁSSIA MAIA

JORNALISTA
SOBRE MIM

Sou graduada em Comunicação Social, com ênfase em jornalismo multimídia, Locutora e membro da equipe DP Objetivo como jornalista e redatora.

Os conteúdos deste site não substituem ou dispensam a consulta a um profissional especializado para um caso concreto.
CONFIRA NOSSOS PLANOS DE CONSULTORIA TRABALHISTA

Fica autorizada a divulgação e publicação de qualquer conteúdo gratuito deste site desde que citadas as fontes.