Notícias Trabalhistas

Entenda como funciona o Sistema Nacional de Emprego (Sine)

Sine

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vem fortalecendo o Sistema Nacional de Emprego (Sine), que traz oportunidades de emprego e renda para as trabalhadoras e trabalhadores. A rede Sine está presente em praticamente todas as cidades brasileiras e possui diversas funções, como a divulgação de vagas, o recebimento de currículos, a elaboração de processos seletivos e até a contratação de pessoal.

O Sine tem por finalidade principal a implantação de serviços e agências de colocação profissional em todo o País. Além disso, tem como objetivo estabelecer condições para adequação entre a demanda do mercado de trabalho e a força de trabalho, em todos os níveis de capacitação, organizar um sistema de informações e pesquisas sobre o mercado de trabalho, capaz de subsidiar a operacionalização da política de emprego, dentre outros.

Para atender esses propósitos, são desenvolvidas ações dentro do Sistema Nacional de Empregos. São elas: Intermediação de mão-de-obra; Habilitação ao seguro-desemprego; Qualificação Social e Profissional; Orientação Profissional; Certificação profissional; pesquisa e informações do trabalho; fomento a atividades autônomas e empreendedoras e outras que o Codefat venha a definir.

Candidatura

Normalmente, as pessoas interessadas veem as vagas e, a partir daí, podem se cadastrar de forma on-line ou agendar atendimento em um posto do Sine, e assim ter mais detalhes de como se candidatarem para a vaga. Ao chegar no local, os atendentes explicam sobre a vaga e informam os documentos necessários para se cadastrar a essa oportunidade de emprego.

A orientação é preencher corretamente todos os campos do formulário eletrônico de cadastramento que pode ser acessado aqui . Depois do cadastro feito, o Sine envia para a empresa seus dados. A partir daí, a empresa vai analisar e confirmar se quer o candidato no processo seletivo ou não. Se gostarem do currículo, o próprio Sine convoca o cidadão para uma entrevista ou outra etapa do processo seletivo até que a escolha seja feita.

FONTE: Agência Gov

1000 Caracteres restantes


Cássia Maia
PUBLICADO POR

CÁSSIA MAIA

JORNALISTA
SOBRE MIM

Sou graduada em Comunicação Social, com ênfase em jornalismo multimídia, Locutora e membro da equipe DP Objetivo como jornalista e redatora.

Os conteúdos deste site não substituem ou dispensam a consulta a um profissional especializado para um caso concreto.
CONFIRA NOSSOS PLANOS DE CONSULTORIA TRABALHISTA

Fica autorizada a divulgação e publicação de qualquer conteúdo gratuito deste site desde que citadas as fontes.