Notícias Trabalhistas

Alerta: o INSS não cobra por serviços previdenciários

INSS

O cidadão que precisa pedir algum benefício no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fazer cadastro para contribuir como facultativo, individual ou Microempreendedor Individual (MEI), requerer auxílio por incapacidade temporária, entrar com recurso administrativo, entre outros mais de 90 serviços disponíveis na plataforma Meu INSS (meu.inss.gov.br) não precisa de intermediários. Ele mesmo pode fazer seu requerimento. 

Apesar de não ser necessário, várias pessoas optam por contratar um intermediário, na esperança de acelerar a concessão de um benefício. É importante salientar que a concessão de benefícios previdenciários obedece a critérios legais. Ou seja, apenas o segurado que tiver direito irá conseguir um benefício da Previdência Social. E, para saber sobre seus direitos não é preciso pagar nada.

Importante: tenha cuidado com a segurança de seus dados pessoais, não forneça a senha de cartão bancário ou documentos originais a terceiros, e muito menos fotos de documentos ou para fazer biometria facial.

Reclamações sobre a atuação de intermediários podem ser feitas na Ouvidoria do INSS, disponível na Central 135.

FONTE: Ascom
POR: Martha Imenes

1000 Caracteres restantes


Cássia Maia
PUBLICADO POR

CÁSSIA MAIA

JORNALISTA
SOBRE MIM

Sou graduada em Comunicação Social, com ênfase em jornalismo multimídia, Locutora e membro da equipe DP Objetivo como jornalista e redatora.

Os conteúdos deste site não substituem ou dispensam a consulta a um profissional especializado para um caso concreto.
CONFIRA NOSSOS PLANOS DE CONSULTORIA TRABALHISTA

Fica autorizada a divulgação e publicação de qualquer conteúdo gratuito deste site desde que citadas as fontes.

Grupo: false | Modulo: false | Exibir: true