Notícias Trabalhistas

Previdência inicia maior mutirão de perícia médica da história

Previdência Social

O Departamento de Perícia Médica Federal do Ministério da Previdência Social (MPS) começa, nesta segunda-feira (23/10), em Maceió (AL), o maior mutirão de perícias da história da Previdência. A previsão é de que sejam realizados mais de três mil atendimentos entre os dias 23 e 29 de outubro. As perícias extraordinárias vão diminuir o tempo de espera dos segurados que aguardam atendimento presencial. Hoje, por exemplo, estão sendo atendidos beneficiários que tinham perícia marcada somente para abril de 2024.

O mutirão em Maceió vai realizar perícia médica para os cidadãos que já possuem atendimento marcado para requerimentos iniciais de benefícios por incapacidade temporária e BPC/LOAS. Os atendimentos serão feitos na Agência da Previdência Social Jatiúca.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já está em contato com os segurados que poderão ter o atendimento antecipado pelos mutirões. O segurado que desejar adiantar a perícia também poderá ligar na Central 135 ou acessar o MEU INSS para atendimento.

Este é o primeiro de cinco grandes mutirões que serão feitos em capitais do nordeste nas próximas semanas. Haverá mais quatro mutirões de mesmo porte a partir de novembro nas capitais Fortaleza (CE), Aracaju (SE), Teresina (PI) e Natal (RN).

Atestmed – Além dos mutirões com atendimentos presenciais, a Previdência também oferece a possibilidade de solicitar o benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) sem passar pela perícia. O acesso foi facilitado para que qualquer cidadão consiga fazer o requerimento. A solicitação pode ser feita tanto por quem já tem perícia agendada quanto por quem vai solicitar o benefício pela primeira vez. Os requerimentos têm sido avaliados, em média, em apenas quatro dias . É importante lembrar que o benefício não será indeferido com base exclusivamente na análise documental. Caso não seja possível conceder o benefício pela conformação dos documentos médicos, será indicado ao cidadão que agende uma perícia presencial. Veja todos os detalhes e o passo a passo clicando aqui .

FONTE: Agência Gov

1000 Caracteres restantes


Cássia Maia
PUBLICADO POR

CÁSSIA MAIA

JORNALISTA
SOBRE MIM

Sou graduada em Comunicação Social, com ênfase em jornalismo multimídia, Locutora e membro da equipe DP Objetivo como jornalista e redatora.

Os conteúdos deste site não substituem ou dispensam a consulta a um profissional especializado para um caso concreto.
CONFIRA NOSSOS PLANOS DE CONSULTORIA TRABALHISTA

Fica autorizada a divulgação e publicação de qualquer conteúdo gratuito deste site desde que citadas as fontes.