Blog DP Objetivo

A importância do calculista na liquidação de sentença trabalhista

A importância do calculista na liquidação de sentença trabalhista

Quando um processo trabalhista chega à fase de liquidação, ele já passou por toda a fase de discussão dos direitos devidos. Esse é o momento em que o calculista traduz em valores o que foi ganho em sentença e decisões posteriores à sentença, como os recursos previstos em lei.

Essa liquidação de sentença deve ser feito com precisão, e por mais que não seja uma atividade exclusiva do contador, não é uma área dominada por todos, fazendo com que o profissional calculista tenha um diferencial por dominar a profissão.

Através desse artigo você irá entender melhor sobre o quão importante é a pessoa responsável por realizar esses cálculos tanto no âmbito judicial como extrajudicial.

Quem pode ser calculista

Via de regra qualquer pessoa pode atuar e trabalhar como calculista. Entretanto, há de se observar algumas Varas de Trabalho ou o Foro Trabalhista, haja vista a possibilidade de se haver algum provimento do cargo mediante concurso público ou profissão específica, como um contador, por exemplo.

Não sendo uma profissão regulamentada ou atividade exclusiva de alguma profissão, temos que os requisito para atuação como calculista é apenas o conhecimento e domínio dos cálculos trabalhistas além de demonstrar os cálculos efetuados nos moldes exigidos pela Justiça do Trabalho.

Vale lembrar também que os calculistas compreendem por Assistentes Técnicos das partes, Peritos, os Calculistas da Vara do Trabalho os Advogados e até mesmo os Profissionais de Departamento De Pessoal ou RH.

Quem são os calculistas

Como vimos acima, via de regra qualquer pessoa pode ser um profissional calculista, entretanto, independente das atuações, os principais “cargos” são como Assistente Técnico da Parte, que trabalhará diretamente para o reclamante ou reclamada e Perito Calculista, que será nomeado pelo juiz como um calculista imparcial caso haja uma divergência ou não tenha parcimônia entre os cálculos apresentados.

Indiferentes dos profissionais relacionados acima existem três principais atuações que merecem nossa atenção.

Cálculo parcial ou controle de risco

Seja o reclamante ou o reclamado, podem contratar um Calculista Assistente Técnico para liquidar uma fase do processo, seja ela uma petição inicial, seja para uma audiência de conciliação ou após a sentença antes de o advogado entrar com recurso para apurar os riscos e possibilidade de acordo judicial.

Cálculo de liquidação de sentença

Também atuado por um Calculista Assistente Técnico, é contratado pelo reclamante ou o reclamado para liquidar uma sentença que normalmente foi transitado e julgado e está em fase de liquidação para apreciação e homologação do juiz.

Cálculo do Perito Judicial

Na fase de liquidação de sentença mencionado acima, o reclamante e reclamado apresentam seus cálculos. Após impugnações apresentados em tempo e ainda não entrarem em acordo, devido à complexidade dos cálculos, o juiz pode nomear um Perito Calculista de sua confiança para que também elabore os cálculos de forma imparcial.

Porque terceirizar

Sendo uma tarefa de alta complexidade, abrangendo áreas como direito trabalhista, contabilidade, economia dentre outras, que estão em constante evolução com novas legislações e decisões jurisprudenciais a todo o momento, nada melhor para obtenção de melhores resultados que uma terceirização para um profissional com dedicação exclusiva.

Muito embora esperamos um melhor resultado terceirizando um determinado serviço, temos que lembrar que a terceirização vai muito além disso. O fato de terceirizarmos um serviço para um profissional mais qualificado no assunto, o contratante obtém, além de uma redução de custos diretos, uma priorização e otimização do tempo, firmando assim uma parceria para outros serviços que também são de especialidade do contratado.

Precisão dos cálculos

Um bom calculista deve ser preciso não somente nas áreas como direito trabalhista, contabilidade e economia como citado acima, mas também nos cálculos trabalhista como apuração de salário, insalubridade, periculosidade, adicional noturno, horas extras, dentre outros, além da correção monetária e juros moratórios deferidos em sentença.

Para isso, deverá também interpretar as decisões do processo que está liquidando, apresentando a apuração em sua literalidade, onde não couber interpretação.

O bom calculista também apresentará impugnação no cálculo da parte contrária, defendendo assim a precisão do cálculo apresentado por ele, evitando também que seu cálculo seja impugnado.

Por fim, é comum um calculista apresentar um laudo, deixando claras as parcelas apuradas em liquidação, metodologia aplicada, e apontando as referências das partes do processo utilizado.

Dúvidas ou consultoria?

Caso tenha uma dúvida específica, consulte um calculista de confiança como nosso parceiro MaDom Cálculos Trabalhistas. Um profissional especializado em cálculos trabalhistas.

MaDom Cores

Veja também

Informação

DP Objetivo foi criado com o objetivo de auxiliar contadores, advogados, profissionais da classe e dentre outros na esfera trabalhista com o intuito de ser um site simples e objetivo.

Fica autorizada a divulgação e publicação de qualquer conteúdo deste site desde que não sejam para fins comerciais e sejam citadas as fontes.

Os conteúdos deste site não substituem ou dispensam a consulta a um profissional especializado.

Siga

Fale conosco

Email: contato@dpobjetivo.com.br

Contato para parcerias, dúvidas, sujestões, anúncio e demais outros assuntos.

Contribua

Pix: pix@dpobjetivo.com.br

Para manter as informações gratuitas, manter a qualidade, e se o portal foi útil, contribua com qualquer valor enviando para o pix.

Assine nossa newsletter

Fique por dentro! Receba as notícias por email.

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário

Ao assinar você concorda com nossos termos de uso e nossa política de privacidade.